segunda-feira, 18 de maio de 2009

Pirilampo Mágico 2009


"Dá Cor aos Sonhos desde 1987"

Mais uma vez, o Pirilampo Mágico irá andar por todos os cantos do país, entrando na casa de todos os portugueses com a mensagem de solidariedade que o acompanha desde que esta iniciativa foi lançada, desde 1987. Hoje como nessa primeira vez, esta iniciativa que mobiliza anualmente milhares de portugueses continua a fazer todo o sentido, não só porque é preciso continuar a informar a opinião pública sobre a realidade da pessoa com deficiência intelectual, mas também porque os meios e recursos de que as organizações dispõem continuam a ser escassos, face à dimensão de necessidades com que são confrontadas.

Para lema da Campanha de 2009 escolhemos a frase “Pirilampo Mágico: dá cor aos sonhos desde 1987”, pretendendo juntar numa só ideia a longevidade da iniciativa e a sua razão de ser, que passa pela concretização de “sonhos”. Continuando a ter como referência primeira a pessoa com deficiência intelectual, continuaremos a dar um enfoque à importância do papel das organizações envolvidas, nomeadamente à Fenacerci, enquanto entidade promotora em parceria com a RTP/Antena 1, quer às dezenas de organizações beneficiárias que, no terreno, garantem os apoios especializados que a pessoa com deficiência intelectual necessita.

A Campanha arranca assim, com a habitual Sessão de Abertura no Teatro da Luz, em Lisboa no dia 8 de Maio, pelas 16h30. Esta cerimónia será presidida pela Dra. Maria Cavaco Silva, tendo ainda, já confirmadas as presenças da Dra. Idália Moniz – Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Dany Silva, Nancy Vieira, Pedro Lima, Anjos, Rosa Mota, Nuno Espírito Santo, Manuel Paulo, etc.

Pretendendo ainda capitalizar a importância de áreas que apelem ao espírito criativo e inovador, nomeadamente nos domínios das artes, pela importância que podem assumir na promoção de mecanismos mais eficazes de inclusão e de respeito pela diferença, irão realizar-se neste dia, 4 performances que para além de artistas com deficiência intelectual, contarão com a colaboração do Actor Vítor de Sousa, do Músico Vasco Ferreira e do Bailarino KKiko.

Dentro dos escassos meios de que dispomos, procurámos ainda assim, construir um programa diversificado, com múltiplas actividades de carácter desportivo, artístico ou simplesmente lúdico, que irão decorrer um pouco por todo o país no período que decorre de 9 a 31 de Maio e que esperamos venha a merecer a atenção dos média, única forma de levarmos a mensagem de solidariedade do Pirilampo o mais longe possível.

Para mais informações contactar o Gabinete de Comunicação da Fenacerci:Maura Faro ( maurafaro@fenacerci.pt ) - TLM - 919000628 Ana Rita Peralta ( anaritaperalta@fenacerci.pt ) - TLM - 919000621 Rua Augusto Macedo, 2 a 1600-794 Lisboa, Tel.: 21 7112580, Fax: 21 7112581

Sem comentários:

Enviar um comentário