sexta-feira, 29 de maio de 2009

Intervenção na Afasia


FIL "VIVER SAÚDE"






Vai decorrer uma feira na FIL, no Parque das Naçoes, chamada "Viver saúde".

Tem a tematica da vida saudavel e tudo o que isso implica: massagens, nutriçao, tecnicas de emagrecimento e assuntos relacionadas.



Vai decorrer este fim de semana, de sexta a domingo - dias 29 a 31 de MAIO.

Podem inclusive experimentar diversas actividades nos stands...



Quem estiver interessado consulte: http://www.viversaude.fil.pt/

workshop Bwizer/ESS IPS

Tema: A incorporação das tecnologias na Terapia da Fala: abordagem integrada da voz, deglutição e respiração.

Objectivo: abordar a possibilidade de incorporação de recursos tecnológicos como forma de obtenção de informações mais detalhadas relativas à integração das funções nas vias aerodigestivas superiores (respiração, deglutição e fala/voz), as quais possam levar a um refinamento do direccionamento da actuação fonoaudiológica no processo (igualmente integrado) de habilitação das referidas funções.

Professora: Prof. Dra. Zuleica Camargo
Notas Biográficas da formadora: Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo - EPM-Unifesp(1987), mestrado em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUCSP (1996), doutorado (2002) e pós-doutorado (2008) em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Título de Especialista em Voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa). Actualmente é professora assistente (categoria doutor) do departamento de Linguística da Faculdade de Comunicação e Filosofia e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pesquisadora dos grupos de pesquisa (CNPq): Grupo de Estudos sobre a Fala (Laboratório Integrado de Análise Acústica e Cognição) e Voz: avaliação e intervenção fonoaudiológica (Laborvox) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pesquisadora fundadora e membro do conselho da Associação Luso-Brasileira de Ciências da Fala - LBASS (período 2007-2011). Membro do corpo editorial de periódicos científicos: Revista CEFAC de Actualização Científica; Distúrbios da Comunicação, Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Membro da directoria da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (eleita para o biénio 2008-2010), no cargo de directora secretária. Tem experiência na área de Fonoaudiologia e em suas interfaces coma Linguística, com ênfase em Fonética Acústica e Perceptiva e em Fononcologia, com ênfase na integração de funções de respiração, deglutição e voz, actuando principalmente nos seguintes temas: voz; qualidade vocal; distúrbios da voz; avaliação da voz; percepção auditiva, análise acústica, fala; percepção da fala; medida da produção da fala; deglutição; distúrbios da deglutição; respiração, fonação.
Para acesso ao seu CV completo, clicar no link seguinte: http://lattes.cnpq.br/0923424972698041


Data: 1 de Junho de 2009 Local: Escola Superior de Saúde do IP Setúbal

Horário: 14-17h

Entidade responsável pelo workshop: Bwizer (www.bwizer.com)

Custo: gratuito. (com direito a certificado)

Como aderir: apesar de gratuito, o workshop prevê uma inscrição prévia obrigatória.
Para isso deverá enviar um e-mail para form@bwizer.com com o assunto “inscrição no workshop Bwizer/ESS IPS” e partilhando os seguintes dados:
1) Nome completo
2) E-mail
3) Contacto telefónico preferencial
4) Morada
5) Habilitações académicas (ou ano de curso)
6) Instituição de ensino

Vantagens adicionais da inscrição no workshop (só para estudantes): desconto de 50% na inscrição no curso “Análise Acústica da Voz e Voz em Cirurgia de Cabeça e Pescoço” com a Prof. Zuleica Camargo, nos dias 29 a 31 de Maio (Lisboa).

Mais informações: http://www.bwizer.com/conteudos.php?id=51

segunda-feira, 25 de maio de 2009

01 de Junho de 2009 - Porto



Formadoras:

Drª. Renata Azevedo.Especialista em Voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia.Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação Humana pela universidade Federal de São Paulo / UNIFESP.Docente do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo responsável por Voz e Câncer de Cabeça e Pescoço.

Drª. Eugénia Castro.Especialista em Otorrinolaringologia.Assistente Hospitalar Graduada do CHVN Gaia/Espinho, E.P.E..Coordenadora da Área da Voz do CHVN Gaia/Espinho, E.P.E.



Público alvo:

Médicos, Terapeutas da Fala, Estudantes, Psicólogos e Profissionais da Voz.



Programa :

9h30 às 12h30

Avaliação Otorrinolaringológica nas diversas patologias vocais.

Procedimentos de avaliação e diagnóstico das diversas patologias vocais.

Dra. Eugénia Castro



Importância da avaliação perceptivo-auditiva e acústica no raciocínio clínico e conduta nas disfonias

Correlação entre a qualidade vocal e a fisiologia da laringe.

Dados acústicos que auxiliam na condução dos casos de disfonia

Dra. Renata Azevedo



12h30 às 14h00 - Almoço


14h00 às 16h00

Tratamento Médico-Cirúrgico e a abordagem do Terapeuta da Fala.

Discussão de alguns núcleos de patologias da voz (lesões benignas da mucosa das pregas vocais, paralisias laríngeas, refluxo faringo-laríngeo, etc.) com definição da estratégia terapêutica, timing de intervenção e articulação entre o ORL e o Terapeuta da Fala.

Dra. Eugénia Castro

Dra. Renata Azevedo


Informações e Inscrições:

Coordenação e SecretariadoServiço de Otorrinolaringologia do CHVN Gaia/Espinho E.P.E.

Tel: 227865100, Ext: 11433

Email: df@chvng.min-saude.pt

Clique aqui para fazer o download da ficha de inscrição (.pdf)



Local: Escola Superior de Saúde Jean Piaget Campus Académico de Vila Nova de Gaia

Rua António Sérgio, Apartado 551,4410-269 Canelas



Preços:

Profissionais : 50,00 Euros

Estudantes: 30,00 Euros



Com direito ao certificado de presença, diploma e almoço de trabalho



Data limite de inscrição: 27 de Maio

Apoio:Associação de Apoio ao Serviço de Otorrinolaringologia do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho E.P.E.Serviço de Formação, Ensino e Investigação do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho E.P.E.

“From Linguistic Theory to Speech Production in Aphasia and Back"


A Área Disciplinar de Ciências da Linguagem da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal irá realizar, no dia 28 de Maio de 2009, a Conferência “From Linguistic Theory to Speech Production in Aphasia and Back", que será proferida pela Doutora Naama Friedmann (Tel Aviv University, Language and Brain Lab/School of Education).


A todos os participantes será entregue um certificado de participação.


Para efectuar a sua inscrição, envie um e-mail para ana.esteves@ess.ips.pt com o seu nome, profissão e instituição.


Para mais informações, contacte Ana Esteves pelo telefone 275 709 373.


Naama Friedmann

sexta-feira, 22 de maio de 2009

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Pirilampo Mágico 2009


"Dá Cor aos Sonhos desde 1987"

Mais uma vez, o Pirilampo Mágico irá andar por todos os cantos do país, entrando na casa de todos os portugueses com a mensagem de solidariedade que o acompanha desde que esta iniciativa foi lançada, desde 1987. Hoje como nessa primeira vez, esta iniciativa que mobiliza anualmente milhares de portugueses continua a fazer todo o sentido, não só porque é preciso continuar a informar a opinião pública sobre a realidade da pessoa com deficiência intelectual, mas também porque os meios e recursos de que as organizações dispõem continuam a ser escassos, face à dimensão de necessidades com que são confrontadas.

Para lema da Campanha de 2009 escolhemos a frase “Pirilampo Mágico: dá cor aos sonhos desde 1987”, pretendendo juntar numa só ideia a longevidade da iniciativa e a sua razão de ser, que passa pela concretização de “sonhos”. Continuando a ter como referência primeira a pessoa com deficiência intelectual, continuaremos a dar um enfoque à importância do papel das organizações envolvidas, nomeadamente à Fenacerci, enquanto entidade promotora em parceria com a RTP/Antena 1, quer às dezenas de organizações beneficiárias que, no terreno, garantem os apoios especializados que a pessoa com deficiência intelectual necessita.

A Campanha arranca assim, com a habitual Sessão de Abertura no Teatro da Luz, em Lisboa no dia 8 de Maio, pelas 16h30. Esta cerimónia será presidida pela Dra. Maria Cavaco Silva, tendo ainda, já confirmadas as presenças da Dra. Idália Moniz – Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Dany Silva, Nancy Vieira, Pedro Lima, Anjos, Rosa Mota, Nuno Espírito Santo, Manuel Paulo, etc.

Pretendendo ainda capitalizar a importância de áreas que apelem ao espírito criativo e inovador, nomeadamente nos domínios das artes, pela importância que podem assumir na promoção de mecanismos mais eficazes de inclusão e de respeito pela diferença, irão realizar-se neste dia, 4 performances que para além de artistas com deficiência intelectual, contarão com a colaboração do Actor Vítor de Sousa, do Músico Vasco Ferreira e do Bailarino KKiko.

Dentro dos escassos meios de que dispomos, procurámos ainda assim, construir um programa diversificado, com múltiplas actividades de carácter desportivo, artístico ou simplesmente lúdico, que irão decorrer um pouco por todo o país no período que decorre de 9 a 31 de Maio e que esperamos venha a merecer a atenção dos média, única forma de levarmos a mensagem de solidariedade do Pirilampo o mais longe possível.

Para mais informações contactar o Gabinete de Comunicação da Fenacerci:Maura Faro ( maurafaro@fenacerci.pt ) - TLM - 919000628 Ana Rita Peralta ( anaritaperalta@fenacerci.pt ) - TLM - 919000621 Rua Augusto Macedo, 2 a 1600-794 Lisboa, Tel.: 21 7112580, Fax: 21 7112581

sexta-feira, 8 de maio de 2009

a nossa vida académica.. :)

Belos tempos estes, muito gritámos nós com orgulho TF =)
Fica a saudade =')


Até que chegou o dia de passarmos de caloiras a Terapeutas =D


E este ano foi a nossa vez de receber os novos caloirinhos =)


E ajudá-los e passar com eles mais uma etapa importante, desta vez a passagem deles de caloiros a Terapeutas :)

São quase 2 anos já passados juntas com momentos altos e baixos, mas são os nossos momentos, momentos únicos que ficam para a vida, esperam-nos mais 2 anos...que serão aproveitados ao máximo :D

segunda-feira, 4 de maio de 2009

DIA MUNDIAL DO RISO - 3 de Maio

O primeiro "Dia Mundial do RIso" teve lugar em Mumbai, India, no dia 11 de Janeiro de 1998. 12 000 membros de clubes locais e internacionais juntaram-se para uma mega sessão de riso.

“HAPPY-DEMIC” foi o primeiro "Dia Mundial do Riso" realizado noutro país. Foi a 9 de Janeiro em Copenhagen, Dinamarca e mais de 10 000 pessoas juntaram-se na Praça da Câmara Municipal. O evento entrou para o Guinness - Livro mundial de recordes.

O "Dia Mundial do Riso" é actualmente organizado todos os anos no primeiro domingo de Maio.
Reunem-se nesse dia, centenas de pessoas, por vezes milhares para rirem juntos. Uma participação tão entusiástica é a prova que os Clubes do Riso são uma realidade para se levar a sério.

Porquê um “Dia Mundial do Riso”?
A crise, a insegurança e tantos outros motivos para não falar de bem-estar, reforçam a necessidade de procurar momentos onde se contraria as perspectivas depressivas. A busca consciente da felicidade é um objectivo...
Criar um momento colectivo de partilha e de encontro como reforço dos princípios e de propósitos.
Falar de Paz, neste dia, foca-se numa dimensão de proximidade de dentro para fora, de mim para os outros, numa prespectiva activa e não passiva, distante, à espera que chegue até nós.
O riso estimula emoções positivas e poderosas, gera predisposições para que as pessoas encontrem a paz dentro de si mesmas e influenciem de forma positiva e pro-activa.

O riso é uma linguagem universal, estabelece uma ligação entre diferentes credos e religiões e cria uma nova lógica nos meios onde se insere. Com riso podemos explorar a imagem de partilha com braços abertos e a sorrir, é a forma ideal de segurar o riso, gera-se um caminho de duas direcções: dar e receber, com fraternidade, amizade e amor.


[adaptadação do original do www.laughteryoga.org]

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Associação Nacional de Afásicos

Objectivos
A ANA definiu desde o início um conjunto de permissas que no seu conjunto dão forma a esta instituição.Divulgar a Afasia, melhorar a qualidade de vida do afásico, aumentar a participação social, fornecer informação, aconselhamento e promover as actividades terapêuticas e de formação são alguns dos objectivos a que nos propomos.


O que oferecemos:
- Terapia da Fala em Grupo
- Terapia Individual
- Terapia da Fala ao domícilio
- Grupo de Teatro
- Grupo de Entre-ajuda
- Cursos de Informática
- Recreafásicos
- Revista "Conversas de Afásicos"
- Sessões de Psicologia
- Colónia de Férias fechada
- Festejos de datas importantes: Natal, Carnaval, Páscoa, Aniversários dos utentes, Santos populares e S. Martinho...
- Concursos e outras participações
- Workshop´s / Sessões de Esclarecimento
- Apoio Jurídico
- Projecto "Voluntafásicos"
- Apoio Psicossocial


Quando foi criada a ANA
A Associação Nacional de Afásicos (ANA) foi constituida no dia 26 de Outubro de 1989, como instituição particular de solidariedade social e reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública - D.R. nº 33 da III série de 8/2/90



O que é a Afasia
A afasia pode ser definida como uma perturbação da linguagem adquirida causada por uma lesão neurológica. Esta perturbação afecta a capacidade da pessoa entender o que está a ser dito e expressar os pensamentos em palavras, podendo afectar todas as modalidades da linguagem, como fala, compreensão, gestos, escrita, leitura e cálculos.


Causas
A afasia decorre de uma lesão neurológica que surge em geral abruptamente.


Tipos de afasia
Podemos classificar a afasia como expressiva e receptiva, conforme dificuldades na expressão (fala) ou recepção (compreensão). Quando a recepção e emissão estão comprometidas em grau equivalente, temos os quadros mistos.


Consequências
Na comunicação, psicológicas, no comportamento, na autonomia, familiar, social , profissional e financeira...


Tratamento
O princípio básico da reabilitação da fala é auxiliar o afásico a utilizar funcionalmente e ampliar todas as suas capacidades comunicativas residuais.


Testemunho

“A família foi o melhor que tive!”
Dina, há nove anos atrás, era uma mulher em harmonia com a vida : lutadora, dinâmica, empreendedora... feliz na sua terra Natal, com a família e os amigos... tinha um bom emprego, praticava natação e basquetebol, chegando mesmo a ser campeã, desta modalidade, razão que a fez aparecer nas páginas dos jornais, da época.
Subitamente, foi tomada por dores de cabeça insuportáveis.
“Talvez seja do stress, da agitação, do familiar doente...?!...” – Associava.
Mas, dia após dia, noite após noite... não era natural tal persistência, que a impedia de levar uma vida normal!
Foi a um médico, que lhe recomendaram. E não fosse a Dina referir a sua incapacidade de visão nos quadrantes externos, o médico não lhe teria prescrito exames de despiste e diagnóstico, que vieram a revelar um Meningioma congénito.
A cirurgia era a única solução viável. O tumor foi, parcialmente, extraído.
O pós-operatório, tomou-a de surpresa: sentiu algo de diferente em si... não se conseguia fazer entender... para ela tudo tinha o mesmo nome: “papel”... sabia para que serviam as coisas, mas não o nome que tinham.
A Dina fora tomada por uma afasia.
A angústia de se sentir diferente, transformou-a. A certeza de uma nova cirurgia... levou-a a isolar-se de tudo... sentia-se desesperada, impotente, distante de si mesma... até mesmo, incapaz de se imaginar de exercer uma profissão...
A afasia impedia-a de poder usufruir dos prazeres da leitura, da escrita, do convívio com as pessoas, dos passeios... que eram a sua maior paixão.
Os sonhos afastavam-se dela como as palavras e a família se aproximavam cada vez mais, transmitindo-lhe amor, força, confiança e esperança. “A família foi o melhor, que tive!” – refere.
Mas, apesar disso, as palavras continuavam a traí-la, quando colocava questões ou dava respostas sem nexo.
A força, que a caracterizava, não se esvaiu... com este apoio e amor incondicionais conseguiu, aos poucos, sair de casa e frequentar actividades adaptáveis à sua perturbação... trabalhos em vitral, pintura, porcelana, arraiolos (...)
A necessidade de trabalhar impôs-se à sua limitação... aos seus sonhos...
Depois de um percurso profissional atribulado, apenas há um ano atrás, Dina, concretizou o tão almejado sonho, na área em que se licenciou.
Neste momento, Dina sente-se realizada.